UNIPAR - Hospital Veterinário

Hospital
Veterinário

OUVIDORIA TRABALHISTA

Atendimento

Ligue: (44) 3621 2550

NOTÍCIA

Med Veterinária: Professor da Unipar recebe homenagem da Assembleia Legislativa

Publicado em: 29/09/2016 às 14:00

Ricardo Pachaly, titular do mestrado em Ciência Animal, está entre os 21 eleitos

Professor Pachaly leciona na Unipar há 20 anos
Professor Pachaly leciona na Unipar há 20 anos

(Da AI/CRM-PR)

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou, na sexta-feira (16), uma sessão solene em homenagem aos médicos veterinários, que comemoraram seu dia em 9 de setembro. A diretoria do CRMV-PR esteve presente para esse momento importante da profissão.

“É uma homenagem mais do que justa para quem conhece a importância e qualidade do trabalho dos médicos veterinários. Não somente no dia-a-dia de quem tem animais de estimação – dos quais vocês cuidam muito bem -, mas também na economia do Estado. Nossa pecuária de leite e de corte são muito fortes, geram bilhões, e o trabalho dos médicos veterinários está presente ali”, destacou o deputado Stephanes Junior, que propôs a homenagem e presidiu a sessão.

Para o presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, o deputado demonstrou conhecer a fundo a importância dos médicos veterinários para a sociedade. “Meu discurso tinha como objetivo enaltecer a medicina veterinária, mas não será necessário. Aproveito, então, para destacar a relação entre a medicina veterinária e a saúde. Quando pensamos no animal no pasto, o médico veterinário está lá; no transporte para o abate, durante o abate, na inspeção sanitária, no transporte para o varejo, na vigilância sanitária. Em todos os momentos é o médico veterinário quem está presente, isso demonstra sua importância na saúde”, afirmou.

Para representar diversas áreas da profissão, a comissão organizadora fez menção honrosa a 21 médicos veterinários, entre eles nomes conhecidos como Aurelino Menarim, Amauri Alfieri, Clotilde Germiniani, Felipe Wouk e Masahiko Ohi.

Para compor a Mesa de Honra, além do deputado e do presidente Eliel de Freitas, estiveram o vice-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador Orlando Pessuti; o presidente do Sindivet-PR, Cezar Amin Pasqualin; o presidente da Anclivepa-PR, Stefan René Schwanz; a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da PUC/PR, Claudia Turra Pimpão; a vice-coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da UFPR, Carla Forte Maiolino Molento; o coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Tuiuti, Welington Hartmann; a coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo, Thais Andrade Casagrande; e a coordenadora da Equalis Qualificação Superior, Andrea Barros.

Para acompanhar a solenidade na Assembleia também estiveram presentes o tesoureiro Felipe Pohl de Souza, a secretária-geral Itamara Farias, e os conselheiros José Jorge dos Santos Abrahão, Maurício Tozetti, Nestor Werner e Piotre Laginski.

Homenageados - Altair Antônio Valoto, Amauri Alcindo Alfieri, Ana Paula Werneck, Antonio Felipe Paulino Figueiredo Wouk, Aurelino Menarim Junior, Carla Forte Maiolino Molento, Clotilde de Lourdes Branco Germiniani,  Enio Augusto Granatto De Oliveira, José Ricardo Pachaly, Leticia Sera Castanho, Luiz Ernandes Kozicki, Marcelus Natal Sanson, Masahiko Ohi, Natal Jatai de Camargo, Newton Pohl Ribas, Pedro Vicente Michelotto Junior, Pedro Ribas Werner, Roberto Lange, Ronei Volpi, Vanete Thomaz Soccol e Welington Hartmann.

 

Versátil na profissão (Da AI/Unipar)

Pachaly, professor titular do programa de pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Paranaense, é destaque na Medicina Veterinária por sua versatilidade. Desde que se formou, procurou sempre a complementação dos conhecimentos em congressos, cursos e na pós-graduação (mestrado e doutorado). Em pouco tempo, passou a ser convidado para ministrar palestras, conferências e cursos Brasil afora. No exterior, também já foi muitas vezes. Ele é diretor científico do Especialvet (Instituto Brasileiro de Especialidades em Medicina Veterinária), conselheiro da Anclivepa-PR (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), conselheiro da ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária) e presidente da Comissão de Animais Selvagens do CRMV-PR. 

Redes sociais